domingo, 1 de setembro de 2013

Cinco tópicos importantes sobre mudança de composição corporal e hipertrofia muscular.

A cada dia, com as exigências e cobranças da sociedade em entrar nos padrões de saúde e beleza estipulados por revistas, TV e todo e qualquer meio de comunicação, torna-se um desafio diário mudar definitivamente o nosso estilo de vida. Para muitos, adequar-se a estes padrões não é tão fácil quanto para outros. Desta forma, precisamos entender nossa individualidade biológica e sabermos que cada um de nós deve ter um tipo de treino, alimentação e estilo de vida, de acordo com nossa própria rotina.
Podendo contribuir com a mudança saudável no dia a dia de cada um de vocês, leitores, venho aqui não pra ensinar mais uma “receita de bolo” e sim considerações importantes para serem discutidas e definitivamente aplicadas.
Creio que a busca, por uma vida mais fisicamente ativa, melhorando os padrões alimentares, visando  a melhora da composição corporal (perda de gordura e ganho de massa muscular) e do bem estar geral, é sempre  muito positiva, promovendo desta forma, uma vida mais saudável  e possivelmente com maior longevidade.
Mas, para que isto aconteça, (a árdua missão da mudança de composição corporal), o “trocar gorduras por músculos”, é de grande necessidade e prudência considerar alguns fatores determinantes:


1) TREINO: um bom treino é fundamental no processo de hipertrofia muscular. A cada sessão, uma mensagem do tipo “cresça” têm que ser mandada aos músculos trabalhados. Isto é adquirido através de uma boa prescrição de exercícios realizada por profissional qualificado (Educador Físico), modulando seu treinamento segundo seus objetivos e frequência semanal. Se houver a possibilidade de um treinamento mais personalizado, este seria o ideal.

A intensidade do treino deve ser adequada. Treinos “levinhos” geram adaptações “discretinhas”, ao passo que treinos intensos/máximos (sendo proporcional, respeitando a idade, e condição atual de condicionamento, doenças e limitações), geram excelentes adaptações! Assim, sempre me identifiquei mais com as pessoas que “treinam”, e não tanto das que “malham”, daqueles que vão até a academia, fecham a cara e executam a proposta, com a conversa apenas liberada por um tempo mais prolongado quando terminada a sua sessão.

Qual a frequência semanal de treino? A máxima possível! Escovamos os nossos dentes, nos alimentamos, dormimos e tomamos banho todos os dias, certo? Se houver a possibilidade de treinar em todos ou quase todos os dias, melhor, seu corpo agradece, basta que a distribuição correta dos grupamentos a serem treinados seja bem feita.

A sessão de treino não deve ser muito longa, treinos que ultrapassam uma hora, deveriam ser revistos, caso você treine quase todos os dias da semana. Desde que realizados na intensidade correta, hormônios anabólicos (GH, testosterona) secretados durante o exercício, atingem seus picos de concentração com aproximados 20-40 minutos. Quando se prolonga muito a sessão (acima de uma hora), o stress/desgaste do organismo é sempre maior, necessitando  de reposição alimentar durante o treino, ou quando isso não é realizado, o “catabolismo muscular” (perda ou quebra muscular durante o treino) é aumentado de forma significativa, podendo necessitar em momentos posteriores de muito mais tempo para adequada recuperação até uma próxima sessão.

Lembre-se que uma hora de exercícios, apenas corresponde a 4% das suas 24h diárias, garanta que este pequeno tempo seja investido nos dias da sua semana e aproveite muito bem ele!

2) ALIMENTAÇÃO: eis aqui outro fator de fundamental importância: nutrição e suplementação! O que você come é componente principal do “feitiço” para que “milagre” ou “mágica” aconteça. Para isso, devemos balancear a quantidade, qualidade e freqüência alimentar, utilizando de estratégias de ingestão de nutrientes em momentos mais adequados (“nutrient timming”), e de acordo com o seu dia, objetivo e programa de treinamento. Sempre digo que nós somos “total flex”, e sendo assim, nosso metabolismo funciona bem com carboidratos, gorduras e proteínas (e também com álcool!), e simplesmente “cortar” da sua dieta qualquer um deles não seria de fato uma boa estratégia! Dietas hipercalóricas não vão fazer você perder peso, assim como as que são hipocalóricas também não irão ajudar no seu crescimento muscular. Neste aspecto, o nutricionista é o profissional de escolha para realizar o seu acompanhamento e te ajudar a chegar melhor e mais rapidamente ao seu objetivo.

Em programas alimentares adequados conseguimos, de uma forma geral, suprir todas as nossas necessidades de macro (carboidratos, gorduras e proteínas) e de microelementos (vitaminas e sair minerais). No entanto, devido ao nosso estilo de vida moderno, muitas vezes torna-se pouco funcional, ou até mesmo inviável esta alimentação (que muitas vezes demanda tempo e adequado preparo dos alimentos). Assim, a suplementação pode entrar como excelente auxiliar, sendo uma grande “carta na manga” do praticante de atividades físicas dos tempos modernos.

Como exemplos, temos aqueles que treinam na hora do almoço, ou não podem sair de suas mesas de trabalho por muito tempo, e sendo assim, um shake balanceado (substituidor de refeição – “meal replacers”) ou até mesmo uma barra de proteínas pode ser uma opção muito mais saudável que “fast-food” ou “beliscos”.

Lembre-se que o seu corpo hoje, reflete também a sua alimentação ao longo dos últimos tempos, e mudanças na sua aparência e saúde, exigem SIM mudança do hábito alimentar!

3) DESCANSO: é onde acontece a sua recuperação após um treino de força. O verdadeiro “ganho”, não é no treino (o treino nada mais é que o stress necessário para que o nosso organismo adquira adaptações positivas), e sim durante o descanso. Se matar de treinar, sem dar o adequado descanso para a recuperação do músculo, não deixando que ele esteja 100% recuperado até a próxima sessão, é comprometer seus ganhos, e jogar contra o seu objetivo.


Em geral, entre os treinos do mesmo grupo muscular, são necessárias pelo menos 48-72h para que este
músculo se recupere das microlesões (fisiológicas e decorrentes do treino realizado na intensidade ideal). Este processo de regeneração muscular é potencializado quando está associado a uma dieta também adequada e suficientes horas de sono.

Há certa variação na necessidade do número de horas de sono, o mais adequado seria entre 7-9h por noite. O lema dos Bodybuilders (Fisiculturistas) é: Vida mansa! Comer bem, dormir bem (o famoso “sono anabólico”, pois é no sono que alguns hormônios como o GH – hormônio do crescimento – atinge maiores quantidades), e pouco stress. No entanto, nos dias atuais, com nossas rotinas atribuladas, acabamos por (infelizmente) perder algumas valiosas e gostosas horas de sono.

Recomenda-se dormir adequadamente para atingir seus resultados, em vista que o sono inadequado está associado à fadiga crônica, piora do humor e disposição física, comprometendo a hipertrofia e ainda aumentando a chance de acometimento por lesões musculares.

4) FATOR PESSOAL: aqui entram várias questões que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso do seu objetivo. O primeiro seria a genética. Já ouvimos falar que mais de 80% da nossa condição física será controlada e determinada pela genética, certo? Pois é, o treino altera uma ou outra expressão de alguns de nossos genes, porém, a “base” da constituição individual, não muda de forma gigantesca. Já dizia um professor meu em tempos de aluno: “Quem nasceu para lagartixa, nunca vai virar jacaré, no máximo, se tudo correr bem, torna-se um calango marombado!”. Tome como parâmetro seus pais, avós, irmãos.  Se não forem grandes, magros ou de porte atlético (claro, dando o devido desconto para o estilo de vida até o momento), saiba que isso pode sim ter (TODA) influência, por mais perfeita que seja a sua dedicação.



Podemos também citar a influência (positiva ou negativa) que exercem os diferentes padrões de estrutura corporal, também chamadas de biótipos ou tipo morfológicos, encontradas como variação normal das pessoas. Três delas são as mais comuns: o “endomorfo” (são os “atarracados”, pessoas com o composição mais forte ou robusta, que em geral apresentam maiores taxas de gordura e podem ou não ter boa muscularidade associada, metabolismo em geral mais lento, engordando com facilidade).  O “mesomorfo” (constituição mediana, boa muscularidade, respondem bem ao treinamento, e metabolismo intermediário) , e por fim,  o “ectomorfo” (constituição esbelta, em geral com metabolismo tendendo a acelerado, não gerando dificuldades para se manter magro, no entanto, apresentam moderada a alta dificuldade para desenvolvimento de grande muscularidade).

Outros integrantes deste tópico ainda podem ser incluídos aqui, assim como o tipo de metabolismo predominante (mais lento, mais rápido), níveis hormonais (principalmente nos homens, os de testosterona), doenças/condições clínicas ou uso de medicamentos que possam piorar a composição corporal ou dificultar ganhos e mudanças benéficas.

Lembre-se de ser racional e bom observador das suas potencialidades para que o seu objetivo não seja frustrado por simplesmente não poder fisiologicamente ser alcançado.


5) VONTADE e DISCIPLINA: muita gente tem “vontade”, as vezes muita mesmo! No entanto, apenas isso não basta, “querer muito emagrecer” ou “querer muito ficar grande” não é o suficiente.  É preciso FAZER algum movimento na direção deste objetivo. Já dizia um bom poeta skatista desta linda cidade de Santos “cada escolha uma renúncia, isto é a vida”. Ir na direção do objetivo, adotar uma rotina de treino pesado e de dieta mais restrita, para chegar onde você pode estar, por vezes implica em renúncias, pelo menos em parte (bebidas, doces, baladas). Também não adianta ser um soldado, fazer o certo e estrito, por apenas um mês ou tempo limitado! Deve-se ter disciplina até chegar no objetivo final. É o dia após dia, do acordar ao dormir, marcando um “x” em “hoje eu cumpri a meta!”

Por fim, a mensagem que fica quando pretendemos melhora da composição corporal e hipertrofia muscular é: treine forte, se alimente corretamente, durma o suficiente, tenha clareza de até onde pode chegar, acredite e tenha disciplina, você com certeza se tornará  melhor que ontem!

Fonte: Papo Fitness



Nenhum comentário: