segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Laticínios consumi-los ou não?

Um assunto que se torna polêmico a todo instante é o de: ‘consumir ou não consumir’ laticínios?

Ultimamente vemos transbordar na mídia (em quaisquer que sejam) um assunto que sempre gera polemica, o de consumir ou não laticínios. Conforme vamos ‘adentrando’ ao mundo ‘Fit’, vamos observando todos os detalhes para que possamos alcançar o tão sonhado objetivo, seja o de ficar mais sarados (a) ou simplesmente de ter mais qualidade de vida.

O que torna os laticínios tão polêmicos é a lactose – carboidrato presente em grande concentração no leite. A hidrólise da lactose ocorre por ação da lactase presente nas microvilosidades intestinais¸ sendo convertida em galactose e glicose.

A lactose não digerida permanece no intestino onde sofre ação de bactérias fermentativas¸ ocasionando a formação de ácido lático e outros ácidos¸ causando: náuseas¸ gases¸ cãibras¸ distensão e cólica abdominal¸ flatulência e diarréia¸ que se manifestam entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose. Em alguns casos¸ pode ocorrer – inclusive – má absorção dos nutrientes ingeridos. A maioria dos intolerantes à lactose desenvolve o quadro com o passar do tempo e muitos deles convivem com a deficiência enzimática e só observam os sintomas após muitos anos.

Nesta intolerância se inclui tanto as pessoas com intolerância total¸ como as com intolerância parcial. As que possuem intolerância parcial conseguem digerir grandes quantidades de lactose de uma só vez¸mas não tem problemas em administrá-la de forma fracionada¸ sendo que normalmente toleram bem alimentos com menores teores de lactose¸ tais como iogurtes e queijos.
É importante não confundir a intolerância à lactose com outras doenças ou disfunções que podem causar quadro similar.

São elas:

- Alergia à proteína do leite (caseína)
- Síndrome do intestino irritável
- Doença celíaca
- Doença de Crohn
- Colite ulcerativa
- Alergias alimentares
- Endometriose

Para quem estiver com suspeita de intolerância à lactose e quiser fazer um teste em casa, basta retirar da alimentação os leites e derivados durante uma semana. Se o desconforto sumir, pode estar aí o motivo.

Sabemos que as receitas que contém laticínios são muito saborosas, fazendo com que o corte total desse grupo de alimentos se torne sacrificante para uns, e preocupantes para outros, os que se questionam como poderão obter alguns nutrientes que é provado conter no leite, como o cálcio, por exemplo?

Segue abaixo uma tabela com algumas sugestões:

Alimento - Cálcio (mg) /       Porção /    Porção caseira
Leite          -  300                240 ml        1 copo
Tofu           - 260                120 g          2 a 3 fatias
Espinafre    - 120                  90 g          4 colheres de sopa
Gergelim      - 98                  10 g           1 colher de sopa
Amêndoas   - 95                    30 g         10 a 15 unidades
Repolho       - 80                  85 g           4 colheres de sopa
Ovo             - 50                  60 g           1 unidade
Laranja        - 40                 100 g           1 unidade
Brócolis       - 35                   70 g           3 colheres de sopa
Cenoura      - 30                  100 g           1 unidade
Uva passa   - 30                    50 g           1 xícara de café
Nozes         - 30                   30 g         10 a 15 unidade


Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado, lembrem-se sempre de procurar um profissional adequado para melhor auxiliá-los em seus objetivos respeitando assim sua individualidade biológica e principalmente sua saúde!



Por Manoel Júnior

Nenhum comentário: