sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um dos segredos do emagrecimento: INSULINA

Hello People !!!!

Um dos maiores segredos de um emagrecimento saudável e duradouro:  O controle dos níveis de Insulina.

É bastante comum quando queremos emagrecer, ou ganhar músculos, ou simplesmente melhorarmos nossa saúde e/ou estética buscarmos informações em revistas, sites, dietas “malucas” e diversas outras fontes. Mas uma coisa que é pouco falada, mas que está inteiramente ligada a um emagrecimento ou perca de gordura saudável é a questão da Insulina, ou melhor, a questão do controle da Insulina em nosso corpo.


Mas, que seria a famosa Insulina? Vamos lá, de forma sintetizada a Insulina é um hormônio que tem como papel principal retirar nutrientes importantes dos alimentos e levar para diversas áreas do corpo, tais como músculos, tecidos, gorduras, etc. No entanto, é necessário haver um equilíbrio da mesma em nosso organismo, ou seja, para haver uma queima de gordura constante, e não o acúmulo dela devemos manter o nível de açúcar em nosso sangue bastante controlado e evitar ao máximo picos de insulina. Estes picos do nível de insulina ocorrem quando comemos mais calorias do que realmente precisamos durante o dia, ou quando concentramos nossa alimentação em carboidratos simples, doces em excesso, baixa quantidade de fibras, etc. Vale ressaltar que uma alimentação descontrolada é resultado de desequilíbrio corporal causado pelo excesso de Insulina, pois este exagero nos dá mais apetite e consequentemente nos faz comer além da conta. Quem nunca comeu um chocolate e se sentiu tentado a comer outro, e outro e assim sucessivamente?



E como manter o nível de insulina controlado?


Na teoria é fácil, mas na prática devemos ter bastante perícia em nossa alimentação para manter o nosso corpo em homeostase, ou seja, equilíbrio perfeito.  Temos uma concentração de açúcar adequada, que é de 70mg/ml e 110mg/ml e quando estes níveis caem para abaixo de 70mg/ml é natural que sintamos fome, e quando passam de 110mg/ml ocorre o chamado “pico de Insulina”, ou seja, nosso corpo através do pâncreas vai trabalhar além da conta para armazenar o açúcar excedente em forma de glicogênio, e GORDURA, isso mesmo, G-O-R-D-U-R-A. E para piorar, quando nosso organismo está em trabalho de armazenamento do açúcar excedente, o processo de queima de gordura é anulado, e ocorre o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal, ou seja, não adianta ter praticado exercícios e depois ir comer doces ou alimentos inapropriados, pois estarás jogando todo o esforço para o ar. Sempre costumo pensar que todas as gordurinhas indesejadas são resultado de anos de alimentação descontrolada e excesso de açúcar, simples, não?

Então para que possamos manter estes níveis de açúcar controlados devemos concentrar nossa alimentação em carboidratos complexos, fibras e alimentos com baixo índice glicêmico. Índice glicêmico é a velocidade com que um alimento ingerido torna-se açúcar em nosso corpo, ou seja, devemos preferir os que são de baixo índice glicêmico, pois estes alimentos irão evitar aumentos exagerados do nível da Insulina em nosso corpo, e assim, a mesma se manterá em um nível controlado, e lembrando: quando há controle do nível de insulina, nosso corpo estará livre para utilizar a gordura como energia, ou seja, para queimá-la, e é isto que queremos, certo? Uma boa pesquisa sobre “alimentos de baixo índice glicêmico”, “carboidratos complexos” no próprio Google nos mostrará bons exemplos de alimentos que podemos consumir sem medo.

Lembrando que isso não quer dizer que devamos deixar de comer os tão amados doces, ou aquele prato de lasanha tão presente nos finais de semana. O que devemos ter é controle e estratégia, ou seja, durante a maior parte do tempo controlar nossa alimentação de forma saudável, mas tirar um dia, ou dois dias - dependendo do seu objetivo - para nos alimentarmos destes tipos de alimentos, este chamado cheat day é até saudável para nosso organismo e contribui bastante para evitarmos o efeito plateau. Clique aqui http://maribott.blogspot.com.br/2013/06/comer-mais-ajuda-no-emagrecimento.html


Então é isso galerinha !!! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ;)
Até a próxima !!!

Nenhum comentário: